Quarentena: ideias de renda extra em casa

Neste momento de pandemia, onde muitos estão em casa, trazemos algumas ideias de trabalho em “home office”, para fazer uma renda extra ou até mesmo transformar na sua renda principal. Quem sabe você não descobre um novo dom?

Várias empresas já começaram no “fundo do quintal” e, na maioria das vezes, partindo de uma grande paixão ou talento natural.

Então separamos para você alguns trabalhos que você pode realizar em casa mesmo.

Vale lembrar que é imprescindível buscar conhecimento no segmento em que atua, como cursos e seminários. E existem muitos online, e até gratuitos, sem desculpa! Você só precisa de uma boa conexão, e para isso, pode contar com a gente 🙂

Então, vamos começar do começo!

Primeiros passos:

  1. Decida o que você quer fazer.
  2. Liste as coisas que gosta de fazer ou tem experiência.
  3. Defina quanto tempo tem disponível para desenvolver a atividade.
  4. Aprender o básico em informática é imprescindível nos dias de hoje. Peça ajuda se precisar.
  5. Ter um espaço de trabalho em casa é importante, seja um escritório, um quarto, uma mesa, enfim, um canto onde possa se concentrar e que consiga manter organizado.

Vamos começar com algumas dicas de sites de freelance, pra ganhar dinheiro em casa em diversas áreas. As mais comuns são: TI e Programação, Design, Social Media, Tradução, Marketing, Vendas online, Suporte Administrativo, Jurídico, Finanças, Administração, dentre outros:

Workana
Freelancer
99Freela
VinteConto
GetNinjas
ComunicaFreela
Trampos.co
Crowd

Outras opções que não exigem tantas especializações, e que você pode começar a pensar:

Loja online: Se você faz artesanato, representa ou revende produtos, você pode criar um site ou blog para revender, além de oferecer aos parentes e conhecidos. Algumas ideias são bijouterias, roupas e peças de tricô, crochê, bordados, costura e consertos, roupas importadas, chinelos decorados, bolos, doces, cestas de café da manhã, etc.

Marketing e Propaganda: Muitos blogueiros ganham dinheiro colocando anúncios em seus blogs, desenvolvendo uma atividade e atraindo consumidores para algumas marcas. Pode ser através do Google Adsense ou construindo seus próprios pacotes, onde se faz um contrato com aqueles que querem anunciar.

Artistas: Se você é bom em pintar, desenhar ou esculpir, use seus talentos criativos para ganhar dinheiro em casa, seja através do Mercado Livre, Elo7, perfil de instagram ou facebook. Você pode ir atrás de editoras também que precisem dos seus talentos para ilustração de livros infantis ou outros.

Designer gráfico: Uma profissão que precisa de estudos para entender os programas de produção gráfica, meios de comunicação, marketing semiótica, tipografia. Um designer gráfico pode trabalhar em várias áreas montando logotipos, marcas, livros, revistas, folhetos, catálogos, jornais, embalagens, anúncios, enfim, uma boa profissão que vem crescendo a cada dia.

Autor e escritor: Se você ama escrever e/ou escreve bem, tem vários sites que podem pagar pelo seu trabalho. As oportunidades são bem abrangentes, desde sites técnicos à revistas online. Você também pode desenvolver essa atividade paralela escrevendo em blogs, sites, livros, e procurando uma editora para publicação e divulgação do seu trabalho.

Consultor/coach: Se você tem experiência em uma determinada área, pode trabalhar como consultor para uma pessoa física ou mesmo uma empresa, oferecendo seus serviços online. Existem consultores em diversas áreas, como administração, culinária, informática, finanças, dentre muitos outros.

Secretária ou assistente virtual: Hoje, já existem até empresas para isso, que se dispõem a terceirizar seus serviços a outras, prestando suporte administrativo, serviços de controle de agenda, contabilidade, compromissos, reuniões, call center, e até mesmo cotação de motoboy, compras, garçom para festas corporativas e eventos diversos.

Bufê (bolos, salgados e docinhos para festas): Se você ama fazer bolos, pode se especializar em confeitaria. Existem ótimos cursos online para tornar a sua paixão em uma profissão rentável, bem como desenvolver o feitio de salgadinhos e docinhos para festas diversas.

Professor particular/tutor/tradutor: Você pode, por exemplo, trabalhar como tradutor, professor particular, ajudando crianças e adolescentes a obterem entendimento e sucesso escolar, e também com escritórios e consulados, traduzindo documentos. Você pode ensinar matérias escolares e também música, idiomas, tudo online.

• Editor/revisor de textos: Para pessoas que têm facilidade em notar detalhes e possuem formação na área. Você precisa estar em dia com as atualizações de ortografia e começar a oferecer seus serviços a editoras, websites, autores.

Entrega expressa: Serviços de entrega podem fazer a diferença para qualquer negócio, e também para pessoas físicas, seja usando moto ou carro.

Além dessas, existem muitas outras ideias. É bom lembrar que trabalho em casa exige determinação e esforço. Mas, agora que grande parte da população está confinada, é hora de procurar possibilidades extras, de repente você descobre uma nova paixão que nunca imaginou!

Esse é o benefício da internet, existem informações e cursos por todos os cantos, inclusive gratuitos, como muitos no YouTube, procure algo que você goste e mergulhe nisso. Assim, você pode fazer renda extra ou até mesmo transformar essa nova renda na principal. Conte com a gente para ter a melhor conexão!